Parceiros

Parceiros
Portal Caparaó

Parceiros

Parceiros
Manhuaçu.com

Notícias Locais

Notícias Locais
Posse de Adejair Barros

Entretenimento

Entretenimento
Premonição 4

REALEZA

REALEZA



Realeza é conhecida nacionalmente por estar localizada num importante entroncamento rodoviário na região leste de Minas Gerais, mais precisamente ao norte da Zona da Mata Mineira. É um distrito pertencente ao Município de Manhuaçu.
A comunidade surgiu por volta dos anos 40 do Século XX juntamente com a construção da rodovia BR 116 e implantação de um acampamento de funcionários do antigo DNER (hoje DNIT), mas sua história se confunde com a própria história da região. Conta-se que seu nome veio de uma denominação utilizada por alguns membros da elite manhuaçuense do final do século XIX que eram contrários à revolução imposta pelo Cel. Serafim Tibúrcio ao declarar a República do Manhuaçu no ano de 1896 (ver: Republica Manhuassu). Era na fazenda hoje onde se encontra o Distrito que os revoltosos se reuniam para suas deliberações e o local era chamado de realeza de Tibúrcio pelos oposicionistas.
Por sua localização estratégica, a comunidade é importante parada obrigatória para baldiações de grandes empresas de viação, pois dela pode-se escolher qualquer direção para seguir pelo Brasil. Sendo o mesmo para os condutores de caminhões e de veículos particulares, que encontram condições de se proverem nos inúmeros restaurantes e postos de abastecimento de combustíveis e dar prosseguimento às suas viagens.